Buscar
  • Carvalho Pereira Fortini

ÉTICA MÉDICA NO MUNDO DIGITAL É TEMA DE PALESTRA​ DA SÓCIA MARIA FERNANDA PIRES


Agosto de 2017 - No dia 18 de agosto, o "XI Congresso Mineiro de Endoscopia Digestiva" terá em sua programação o "Fórum de Ética", a partir das 10h30. Uma das palestras é da ​sócia Maria Fernanda Pires, que falará sobre "Ética Médica no Mundo Digital: redes sociais, privacidade do paciente, marketing e propaganda". 

Segundo Maria Fernanda, a quebra do sigilo médico constitui-se em afronta a liberdade individual. "É vedado ao médico e as clínicas médicas, por exemplo, a publicação de imagens do antes e depois de procedimentos.  Já mídias sociais como o whatsapp, comumente utilizadas para discutir diagnósticos, podem parecer um ambiente privado, mas permitem compartilhamento sem controle.  Para disponibilizar fotos de pacientes, mesmo que para discussão de casos com profissionais, é necessário autorização do cliente. Portanto, é importante optar por meios que ofereçam segurança para transmissão de dados, para prevenir o vazamento das informações e o acesso de terceiros", explica Fernanda, que é vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA)​ e ​mestre em Direto Administrativo pela UFMG​.


O evento faz parte do Gastrominas 2017 e da 13ª edição do Workshop Internacional de Endoscopia Digestiva, que serão realizados na Associação Médica de Minas Gerais (Avenida João Pinheiro, 161 – Centro), de 17 a 19 de agosto. Mais informações: www.gastrominas2017.com.br

0 visualização

© 2019 Carvalho Pereira Fortini