Buscar
  • Carvalho Pereira Fortini

"COMPLIANCE E COMBATE À CORRUPÇÃO" É TEMA DE PALESTRA DA SÓCIA CRISTIANA FORTINI


Março de 2018 - A sócia Cristiana Fortini ministrou palestra sobre "Compliance e Combate à Corrupção" no Núcleo de Investigações Constitucionais (NINC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. A conferência foi realizada no dia 15 de março.


"O tema da governança privada e pública está em voga. Não apenas porque hoje se pode punir as entidades por atos de corrupção e, assim, pode interessar a elas instituir programa de integridade para evitar o cometimento de infrações. Além disso, já há estados que passaram a exigir a existência de programas de integridade para participação em licitação. Assim, as empresas, ainda que não estejam compelidas, por lei nacional, a instituir código de ética, gestão de riscos, canal de denúncias e outras ferramentas, são incentivadas a fazê-lo quer por causa da lei 12846/13, quer porque já há leis específicas nesse sentido emanadas por alguns estados. Isso sem falar na incidência de leis estrangeiras que também estimulam ou obrigam a adoção do compliance, como o FCPA Foreign Corrupt Practice Act e o UK Bribery Act", explica Cristiana Fortini.


O evento foi promovido pelo NINC-UFPR do PPGD-UFPR, o Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA) e pelo Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano (NUPED) do PPGD - PUC - PR.

0 visualização

© 2019 Carvalho Pereira Fortini