Buscar
  • Carvalho Pereira Fortini

CRESCE PREOCUPAÇÃO DE INVESTIDORES COM DADOS AMBIENTAIS DE EMPRESAS

Agosto de 2017 - Uma pesquisa realizada pela consultoria EY (Ernst & Young) com gestores e investidores apontou que os dados ambientais, sociais e de governança de um empresa são importantes para determinar se investir dinheiro na empresa é viável. A pesquisa foi realizada com 320 investidores, dos quais um terço possuem mais de dez bilhões em ativos, e 92% dos entrevistados concordam que esses dados têm impactos reais e quantificáveis a longo prazo nos resultados financeiros.


Apesar dessa percepção, ainda falta padrão nessas métricas e nos relatórios de gestão. No Brasil foi criado o ISE, índice de sustentabilidade da bolsa, que tenta padronizar esses dados comparando as empresas sob aspectos como eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.


Desde que foi lançado em 2015, o ISE acumula valorização de 154,6%. No mesmo período, o Ibovespa, índice das ações mais negociadas na bolsa, teve valorização de 101,5%. Para Hélcio Bueno, sócio da EY, os consumidores já incorporaram a importância de um comportamento social e ambientalmente correto, e se as empresas não corresponderem a essa expectativa, serão penalizadas. “A sustentabilidade é um caminho sem volta. As empresas precisam transitar por esse caminho, senão vão ser penalizadas no mercado consumidor ou na capacidade de receber investimentos”, afirma Bueno.


Fonte: Folha de São Paulo.

0 visualização

© 2019 Carvalho Pereira Fortini